14/03/2014 - 13:39:27

Nepomuceno: Casas populares rurais começam a ser entregues

DSCF1538

As 38 famílias beneficiadas na primeira etapa do projeto já podem comemorar a conquista da casa própria

14/03/2014 – A prefeitura de Nepomuceno, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, continua o trabalho de oferecer oportunidades aos cidadãos do município, principalmente os que possuem baixa renda. Em abril de 2013 foi lançado o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com o objetivo de construir moradias dignas para 38 famílias que vivem no campo. As casas já estão sendo entregues aos moradores e mais 23 moradias devem ser construídas na segunda etapa do projeto ainda esse ano.

Na tarde de quarta-feira, 12 de março, o prefeito Marcos Memento, acompanhado do secretário de desenvolvimento social, Junio Amaral e da equipe da secretaria, visitou duas famílias beneficiadas com o programa, nas imediações do distrito Santo Antônio do Cruzeiro. Ele observou a alegria das pessoas com seus novos lares e melhores condições de vida.

“Nesse lugar aqui eu fico mais tranquilo, posso trabalhar mais perto de casa e cuidar da lavoura. Eu tenho dois filhos e todos estamos ansiosos para morar nessa bela casa, muito confortável e segura.Vou utilizar o espaço do terreno para plantar hortaliças e variar um pouco a produção”, afirmou Claudecir Nogueira da Silva, que deve concluir a obra no mês que vem.

Já Rosilaine Aparecida de Almeida Bernabé, de 26 anos, que está grávida de seu primeiro bebê, conta que não tem como explicar a felicidade que sente com a nova moradia. “Tudo muito bonito e bem cuidado. Se não fosse esse projeto, a gente não teria nossa casa, porque material de construção é muito caro e sempre quando a gente pensava em construir o dinheiro não dava. Esse projeto realizou o sonho da nossa família”, contou emocionada. Ela já vive ao lado de seu marido, Douglas Bernabé, na nova casa.

“Nós estamos cumprindo um importante papel social. Trabalhamos de forma séria, acompanhando as construções das casas, para que as famílias do município possam desfrutar de conforto e viver de forma mais digna. Fico feliz ao ver que conseguimos realizar mais esse importante benefício”, destacou o prefeito Marcos Memento.

Duas famílias já vivem nas casas. Outras 36 famílias devem terminar as obras nos próximos três meses. As moradias possuem três quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, além de aquecedor solar. Elas têm 60,55 metros quadrados e o investimento é de 1 milhão e 38 mil reais na construção, além dos serviços de terraplenagem que foram realizados em diversos terrenos pela prefeitura para preparar a construção das moradias, no valor aproximado de 5 mil reais. As moradias estão avaliadas em torno de 65 mil reais e a propriedade rural fica mais valorizada, após as construções.

As famílias receberam 28 mil e 500 reais em materiais de construção e pagam apenas 1.620 reais de contrapartida (500 reais de taxa + 280 reais em 4 anos). Os moradores também ficaram responsáveis pela mão-de-obra na construção das casas.

Os interessados em participar do programa precisam apresentar declaração de renda, endereço e documentos pessoais. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone: (35) 3861-3757 ou (35) 3861-3116.