Alunos da Rede Municipal participam de oficinas sobre Preservação da Água
Alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Lavras participam de oficinas sobre a responsabilidade pela utilização e preservação da água. São três eventos realizados entre 24 e 28 de março no SEST SENAT, onde os alunos assistem a vídeos sobre as possibilidades e consequências da falta de água no futuro e as precauções a serem adotadas para minimizar os impactos no meio ambiente através de medidas adotadas no dia a dia.
Nas oficinas, os estudantes aprendem sobre os perigos do descarte inadequado de óleo de cozinha nas pias e ralos, que contamina e degrada águas de córregos, rios e mananciais. O óleo de cozinha também pode provocar prejuízos nos encanamentos residenciais, proliferação de vetores como ratos e baratas, entupimento na rede pública de esgoto e impermeabilização de leitos de rios e terrenos podendo gerar enchentes.
Os estudantes participam de uma aula prática onde são demonstradas formas de armazenar em garrafas PET o óleo já utilizado e uma receita para, com acompanhamento dos pais, transformarem o material em sabão para a utilização doméstica. Os alunos ainda ganham um kit com panfletos que salientam bons procedimentos a serem tomados no uso cotidiano da água, receita para a fabricação do sabão e um funil para despejar o óleo nas garrafas PET.
As oficinas são realizadas através de uma parceria entre o Governo Municipal de Lavras – através das secretarias de Educação e do Meio Ambiente, COPASA, SEST SENAT e 6ª Companhia do Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais.
Últimas notícias
- 05/06/2018 Copasa irá encerrar troca de tubulações este mês
- 05/06/2018 Polícia apreende arma que seria usada em assassinato
- 05/06/2018 Lobo Guará é resgatado em Lavras
- 01/02/2018 Polícia Militar na guerra contra as drogas em Lavras
- 30/01/2018 Contrabando – 50 mil maços de cigarro apreendidos em Pouso Alegre