Deputada Dâmina luta pela aprovação de Projeto por mais segurança às mulheres
Durante discurso em Plenário, a deputada Dâmina Pereira afirmou que a bancada feminina se esforçará para que a Câmara aprove o projeto que criminaliza o descumprimento das medidas protetivas da Lei Maria da Penha.
O projeto (PL173/15) pune quem desobedecer as medidas protetivas de urgência definidas pela Justiça com detenção de 30 dias a dois anos. “A lei prevê que, quando a vítima de violência procura o sistema judiciário, o juiz tem o poder de aplicar, a pedido dela, as chamadas medidas protetivas de urgência.
Mas, de acordo com o STJ, o descumprimento das medidas não é crime. Isso é uma gravíssima lacuna”, afirmou. Dâmina apresentou dados do Mapa da Violência, mostrando que, em 2013, houve 4.762 homicídios de mulheres no País, e parceiros ou ex-parceiros foram responsáveis por um terço deles. “Só a criminalização do descumprimento de medidas protetivas autorizará a polícia a prender em flagrante o agressor que prossegue em suas tentativas de intimidar a vítima”, disse.
Zika – Durante o discurso a parlamentar informou que a Secretaria da Mulher da Câmara agendará reunião com o Ministério da Saúde para conhecer tudo o que já foi apurado em relação ao Zika vírus e às possíveis complicações neurológicas. Dâmina disse ainda que a secretaria recebeu denúncias de manifestações preconceituosas em redes sociais sobre crianças com microcefalia. “É uma lástima que certas pessoas dediquem seu tempo a espalhar desrespeito e desinformação.”
Fonte: Câmara Notícias
Últimas notícias
- 05/06/2018 Copasa irá encerrar troca de tubulações este mês
- 05/06/2018 Polícia apreende arma que seria usada em assassinato
- 05/06/2018 Lobo Guará é resgatado em Lavras
- 01/02/2018 Polícia Militar na guerra contra as drogas em Lavras
- 30/01/2018 Contrabando – 50 mil maços de cigarro apreendidos em Pouso Alegre