CNH vencida valerá como documento de identificação
A carteira de habilitação vencida não será mais um artigo sem utilidade. Ela agora continuará valendo como documento de identificação oficial.
A novidade começou a valer no último dia 29, quando o Conselho Nacional de Trânsito encaminhou um ofício comunicando a mudança a dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal.
Segundo o conselho, a data de validade da carteira de habilitação refere-se apenas ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, e seu vencimento não representa nenhuma mudança no que se refere aos dados pessoais do motorista.
Sem apreensão. Essa não é a única novidade envolvendo carteiras de habilitação nas últimas semanas. No dia 22 de junho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou o fim das multas ao motorista que não estiver com a carteira de habilitação ou a licença do veículo no momento da abordagem. O projeto ainda passará pelo Senado.
É preciso, no entanto, que o agente de trânsito consiga obter as informações dos documentos por meio de consulta a banco de dados oficial. Quando não for possível realizar a consulta online, o auto de infração será cancelado caso o condutor apresente, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Pela regra atual, quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista poderá ser multado e ter seu veículo retido até a apresentação dos documentos.
*O Tempo
Últimas notícias
- 05/06/2018 Copasa irá encerrar troca de tubulações este mês
- 05/06/2018 Polícia apreende arma que seria usada em assassinato
- 05/06/2018 Lobo Guará é resgatado em Lavras
- 01/02/2018 Polícia Militar na guerra contra as drogas em Lavras
- 30/01/2018 Contrabando – 50 mil maços de cigarro apreendidos em Pouso Alegre