11/07/2017 - 9:15:05

Redobre os cuidados com o seu cão no frio

img_como_proteger_um_cachorro_do_frio_22836_orig

Se durante o inverno existe a ideia de que as pessoas podem aproveitar o frio para se vestirem de forma mais elegante, por que não ajudar os cães a fazer o mesmo? As roupas para cachorros estão ficando cada vez mais elaboradas, bonitas e confortáveis, cumprindo a dupla função de aquecer e embelezar esses companheiros, que também não estão livres das doenças da estação.

Para entender se o animal está com frio, a veterinária Fabiana Reis explica que é importante observar se ele apresenta tremor, sonolência, respiração lenta, pouca mobilidade ou pele seca. “Devemos lembrar que os cães são mais adaptados para o frio, tendo uma camada de pelos, além de outra de gordura, o que é suficiente para algumas temperaturas”, diz.

Quando verificado que o cão realmente não está confortável sob a própria pele, na hora de vesti-lo é importante estar atento a alguns pontos essenciais para o bem-estar dele.

“Determinadas raças são mais sensíveis e podem sofrer alergias pelo uso de um tecido inadequado”, explica Fabiana, que completa. “Alguns tecidos usados em humanos, por exemplo, podem gerar problemas alérgicos nos animais e, por isso, materiais antialérgicos como flanelas, plush, malha e manta acrílica são mais indicados”.

A especialista frisa, também, que roupas que cobrem muito o cão podem prejudicar a oxigenação da pele, ocasionar mau cheiro e a proliferação de fungos. “É importante ressaltar que não devemos deixar o animal o dia inteiro com a roupa. O ideal é vesti-lo somente no período mais frio do dia e em passeios”, diz.

Mas, se o cachorro não está acostumado com esse acessório, uma espécie de adaptação pode ser realizada. Conforme afirma Renata Santiago, proprietária da marca Aufaiate, que fabrica peças sob medida, primeiramente podem ser colocadas roupas sem mangas no animal. “O importante é aquecer o dorso dele, que é a parte que fica mais exposta e onde ele sente mais frio. Com o tempo, a pessoa pode vesti-lo com outras roupas e ver como o animal reage”, orienta.

 

 

*O Tempo