Daniel Augusto Morel – Filho, esposo, pai, aposentado, radialista e artista!
Nascido em Santo Antônio do Amparo, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, em 28 de outubro de 1954, Daniel Morel considera a sua infância muito boa, junto à sua avó, uma vez que seus pais viajavam muito a trabalho. “A gente mesmo fazia os nossos brinquedos”, ele diz. O mais velho de 5 filhos, com 6 anos de idade, foi para Lavras, onde iniciou os estudos. O pai, francês, estudou até o terceiro ano de Direito na Universidade de Paris. Porém, teve que abdicar dos estudos para lutar na guerra. Pós-guerra, desanimado, não voltou para a universidade, vindo morar no Brasil. Daniel começou a trabalhar ainda cedo. Vendeu pastéis, engraxou sapatos. Casou-se aos 24 anos. Prestou concurso do Estado, e trabalhou até se aposentar no Minas Caixa (Banco sucedido pelo Estado de Minas Gerais).
Ainda pequeno, Daniel ouvia rádio com o seu pai, que tinha uma oficina de conserto de aparelhos de rádio e televisão. Daí, veio a sua paixão pelo meio. Hoje, com 32 anos de rádio, já aposentado como funcionário público, Daniel continua aqui na Rádio Cultura, onde apresenta o programa “Raízes do Sertão”. Para ele, o meio rádio só irá sobreviver por meio da responsabilidade dos seus proprietários, além do trabalho com dedicação. Além do rádio, Daniel também se dedica à pintura há muitos anos. Na arte, ele expressa os mais variados temas, recentemente fez uma série de quadros sobre a escravidão, esculturas também são feitas pela mão do radialista “ eu gosto muito de ler e vou aprendendo sozinho”, conta orgulhoso. Ele também ficou famoso na cidade por realizar e editar vídeos de casamentos.
A esposa, Neuza de Fátima Pereira Morel, com quem é casado há 37 anos, afirma que Daniel sempre foi muito trabalhador, que sempre honrou os seus compromissos. “É um companheiro mesmo, confiável, sempre esteve ao meu lado”, ela ressalta. O casal tem um filho, hoje formado pela Universidade Federal de Lavras e orgulho da família.
O caminhoneiro José Maria da Silva, de 64 anos, morador do Bairro Vale do Sol, é ouvinte assíduo do programa de Daniel Morel. “Tenho muito carinho pela Rádio Cultura, e gosto muito do programa do Daniel”, diz José.
O jornalista e radialista Edson de Souza trabalhou com Daniel na Rádio 94 FM, onde nosso personagem começou sua carreira. “Conheço o Daniel há mais de 25 anos e acompanho a carreira dele, sempre defendendo a música sertaneja de raiz”, afirma. Lucas Carvalho é gerente da Rádio Cultura e ressalta a dedicação do companheiro de trabalho: “nesses últimos dois anos de convivência com o Daniel, tive o prazer de aprender com ele também”. O gerente afirma que Daniel adquiriu conhecimento no rádio, além do gosto pela arte. “Ele transmite serenidade e sabedoria”, completa Lucas. Os companheiros ainda destacam a paixão pelos versos e até músicas criadas pelo radialista que as compartilha com os colegas de Rádio.
A dedicação e compromisso com que sempre manteve e conciliou suas atividades faz de Daniel um exemplo, afinal é ele quem nos acorda com seus “causos” tipicamente mineiros. Ah, e para não nos esquecermos é “Daniel Morel, com L no final.”
Últimas notícias
- 05/06/2018 Copasa irá encerrar troca de tubulações este mês
- 05/06/2018 Polícia apreende arma que seria usada em assassinato
- 05/06/2018 Lobo Guará é resgatado em Lavras
- 01/02/2018 Polícia Militar na guerra contra as drogas em Lavras
- 30/01/2018 Contrabando – 50 mil maços de cigarro apreendidos em Pouso Alegre