21/03/2014 - 13:57:36

Escolas municipais terão aulas de música na grade curricular a partir de 2015 para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Crianças-do-Ensino-Público-de-Itu-Participam-de-Projeto-de-Iniciação-Musical

Crianças-do-Ensino-Público-de-Itu-Participam-de-Projeto-de-Iniciação-Musical

 

Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19, o Prefeito Municipal recebeu as Secretárias de Educação e de Cultura do Município para definir a inclusão da disciplina de música na grade curricular da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao quinto ano, das escolas da Rede Municipal de Ensino. Também participaram do encontro o Vereador José Márcio Faria, a presidente da Associação para a Promoção da Arte e da Cultura (Aproac), Elisabete Mendonça e os professores Ewerton de Brito, João Renato Campomori e Stéfani Cristine, da EMLAVRAS (Escola de Música de Lavras).

 

A inclusão das aulas de musica nas escolas municipais coloca Lavras entre as pouquíssimas cidades em todo o Brasil a cumprir o que determina a Lei Federal 11.769 de 2008, que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas do país, mas que é simplesmente ignorada pela imensa maioria dos municípios. Ao acrescentar a disciplina na grade curricular da educação básica do município, o Governo Municipal passa a oferecer a oportunidade de acesso à formação musical e cultura para milhares de alunos.

 

De acordo com a Secretária de Educação, com a determinação do Chefe do Executivo em implantar o ensino de música nas escolas da rede, o próximo passo será oficializar a proposta junto ao Conselho Municipal de Educação, seguida da abertura de licitação para a compra dos instrumentos e seleção dos profissionais que irão ministras os conteúdos. Toda escola terá sua equipe pedagógica específica e as aulas serão realizadas em cada uma das unidades escolares.

 

Para a Secretária de Cultura, a iniciativa pioneira em Lavras irá resultar em uma maior produção cultural a curto, médio e longo prazos, além de promover uma maior socialização dos alunos e o fortalecimento da cidadania, contribuindo para a formação desses jovens estudantes.

 

Já Elisabete Mendonça, idealizadora da EMLAVRAS, instituição que oferece cursos de graça para crianças, jovens e adultos na cidade, subsidiada pelo Governo Municipal, considera que a implantação das aulas de música nas escolas municipais é um marco para a história da cidade. “Implementar políticas educacionais para a educação musical é permitir que a música garanta o seu espaço no desenvolvimento dos alunos, além de promover a cultura e o desenvolvimento social para a nossa comunidade. Ponto para o Prefeito Municipal e equipe “, afirmou a musicista.

 

José Márcio Faria se disse satisfeito com a reunião, que marca um momento histórico para a educação e cultura lavrenses.

 

EMLAVRAS terá nova sede

 

Com o crescimento vertiginoso no número de alunos, algo em torno de 100 em 2013 e quase 300 para 2014, além da inclusão do curso de Violino, a Escola de Música viu a necessidade de adequar sua estrutura a uma nova realidade. A escola vinha se utilizando das dependências da SELT desde que a Casa da Cultura foi interditada para obras, mas o local não oferece as condições ideais para o desenvolvimento satisfatório dos alunos, obrigando até mesmo o adiamento do início das aulas de 2014, o que deverá ocorrer somente em abril com a inauguração da nova sede.

 

A reunião da quarta-feira serviu para definir que o Prefeito providenciará uma ampliação do subsídio, (via Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal) do Governo Municipal para a Aproac, mantenedora da EMLAVRAS, o que possibilitará alugar um imóvel para instalar sua sede, bem como a cessão de dois servidores do município para dar suporte administrativo à instituição. Também foram apresentadas ao Chefe do Executivo várias propostas e ações conjuntas entre a Escola de Música e o Município, via Secretarias de Educação e de Cultura, como a criação do Coral de Adultos e as Orquestras de Violões e da Flauta Doce, entre outras.