21/10/2015 - 7:17:20

Falta de atenção das vítimas facilita ação de criminosos alerta PM

Imagem Ilustrativa Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Uma pessoa caminha, distraída, com fones nos ouvidos e o celular na mão. Aposto que você já presenciou ou até mesmo já fez isso em algum momento. Cena corriqueira e insegura. Segundo análise interpretativa de dados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o descuido é o maior atrativo para os ladrões, que buscam, principalmente, celulares e carteiras.

Crime simples que ainda é um desafio para a corporação. Rondas constantes e programas de prevenção comunitária funcionam efetivamente se cada um fizer a sua parte: estar alerta e não vacilar na sua própria proteção e de seu entorno.

dicasroubo

 

Tecnologia a favor da segurança

·      O WhatsApp pode ser um recurso para troca de informações entre vizinhos

·      O número IMEI do seu celular pode ser usado para bloqueá-lo na operadora em caso de roubo e torná-lo inutilizável.  Para saber o IMEI do seu aparelho, disque *#06#

·      Se possível, instalar dispositivos eletrônicos, como câmeras e cercas elétricas em casa e em estabelecimentos comerciais.

“Os roubos a estabelecimentos comerciais, automóveis e pedestres tem se tornado cada vez mais  comuns. O objeto mais roubado é o celular, tanto pela disponibilidade, já que todos hoje têm um aparelho, quanto pela facilidade de vender. Entretanto, o maior volume de dinheiro e prejuízo provém dos assaltos a estabelecimentos comerciais” explica o major Sérgio Dourado, do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Outro alerta importante  é que o comércio de aparelhos roubados aquece e estimula esse tipo de crime, uma vez que quem compra um celular roubado atraído pelo preço acaba contribuindo para a manutenção dos furtos e roubos, além de também estar praticando crime.

 

* Agência Minas