24/03/2014 - 13:24:58

O 8º Batalhão de Polícia Militar, que completou neste dia 21, 80 anos de sua chegada à cidade de Lavras, apresenta à comunidade mais um portifólio de serviço: a Patrulha Multiprevencional.

FOTO 2

FOTO 1

FOTO 2

No 8º Batalhão a ordem é Prevenção.

O 8º Batalhão de Polícia Militar, que completou neste dia 21, 80 anos de sua chegada à cidade de Lavras, apresenta à comunidade mais um portifólio de serviço: a Patrulha Multiprevencional.

 

Composta por militares com treinamento específico na orientação e atendimento de grupos vulneráveis, esta equipe atuará educando determinados segmentos da comunidade, reduzindo a vulnerabilidade de alguns alvos frequentes de marginais.

 

A Patrulha atuará em quatro projetos que compõem o Programa Polícia para a Cidadania do 8º Batalhão. Os projetos são “Noite Segura”, “Segurança 60″, “Visita Tranquilizadora” e “Violência Doméstica”.

 

O Projeto Segurança 60 é uma iniciativa inovadora, que atenderá um segmento da comunidade que encontra-se na terceira idade. A Patrulha atuará em agências bancárias e grandes comércios, dando dicas de segurança aos idosos, e também realizará parcerias com os comércios, visando a colocação de banners com dicas de segurança e autoproteção para o idoso. O objetivo é que com a mudança de comportamentos esta faixa etária de nossa sociedade esteja menos vulnerável a golpes e outras modalidades criminosas comuns entre este grupo.

 

A Noite Segura é um projeto complementar à Operação Lei Seca. Nele a Patrulha Multiprevencional percorrerá bares parceiros, prestando informações e orientações aos frequentadores sobre a Lei Seca, e permitirá que as pessoas realizem o teste de bafômetro/etilômetro antes mesmo de saírem com seus veículos.

 

O projeto Visita Tranquilizadora visa atender vítimas de crimes violentos, que possam trazer traumas ou causar sensação de insegurança às pessoas. A Patrulha irá visitar essas vítimas, mantê-las informadas das ações adotadas pela PM após o crime, e se for o caso, encaminhá-las a outros profissionais da área de segurança ou da saúde, se for o caso.

 

O Serviço de Apoio à Vítima de Violência Doméstica é um portifólio voltado também para um público específico e grande, segundo estatísticas da PM. Neste caso, a Patrulha visitará estas vítimas, encaminhará os envolvidos para a equipe multidisciplinar da área de saúde do município e realizará um trabalho preventivo, para que esta modalidade não volte a acontecer com essa mesma vítima.

 

Segundo o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Antônio Claret dos Santos, é necessário mudar o foco do serviço da Polícia Militar. “É necessário preocuparmos mais com as pessoas do que com os problemas. Precisamos concentrar nosso esforço maior nos 99% de cidadãos de bem, e não em 1% de cidadãos que optaram por viver à margem da lei”, afirmou o comandante.

 

Assessoria de Comunicação Organizacional do 8º Batalhão