Prefeitura de Lavras realiza ações em combate à Febre Maculosa
A Prefeitura de Lavras irá receber nesta quinta-feira (18), uma referência técnica da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Márcio Alberto da Silva, para fotografar uma região do rio Capivari, próximo à ponte Lavras/Itumirim – local frequentado por Richardson Santos Pereira e mais três amigos durante uma pescaria, em 31 de maio passado. Richardson faleceu no último domingo (14), com suspeita de febre maculosa.
A coleta de sangue do paciente foi enviada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) no dia 13/06. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado dos exames. Junto ao trabalho deste técnico será realizada uma ação educativa no local, com entrega de panfletos com informações sobre a doença e suas formas de prevenção, além da busca de pessoas que possam apresentar sintomas.
No dia 29 de junho, dez agentes de endemias do município também irão ao local para iniciar um trabalho de coleta do vetor da doença (o carrapato-estrela) e coleta de sangue de capivaras, para posterior envio de amostras à Funed. Estes agentes estarão acompanhados por duas referências técnicas – Márcio de Souza Ferreira, da Superintendência Regional de Saúde, em Varginha, e outro profissional do Núcleo de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho, que irá se estender até o dia 1º de julho, e terá o apoio de docentes e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Fonte: Prefeitura Municipal de Lavras
Últimas notícias
- 05/06/2018 Copasa irá encerrar troca de tubulações este mês
- 05/06/2018 Polícia apreende arma que seria usada em assassinato
- 05/06/2018 Lobo Guará é resgatado em Lavras
- 01/02/2018 Polícia Militar na guerra contra as drogas em Lavras
- 30/01/2018 Contrabando – 50 mil maços de cigarro apreendidos em Pouso Alegre